Wednesday, March 14, 2007

Weekend in Shanghai

Este fim de semana comprei finalmente a minha "giga". 3 rodas depois, capacete, "ring ring", cesto e cadeado, tudo por 22 euros. Nao e* bicicleta para ganhar o Tour mas da para o gasto. De referir que o Chines da "loja" falava alemao. Mas como eu nao falo nem chines nem alemao...venha o diabo e escolha.

Apos uma curta passagem pelas varias bicicletas escolhi o meu novo veiculo que me vai acompanhar ate ao fim desta jornada chinesa.


(My Giga)

Depois de o mecanico ter afinado a maquina, resolvi experimenta-la, para ter a certeza que estava tudo bem. 30 metros depois tinha o meu primeiro acidente: paro a bicicleta e 2 seg depois estava a ser atropelado por uma mota. Felizmente as mazelas nao foram muitas, mas deu para perceber que nas estradas Chinesas nao se brinca. Bicicletas, motas electricas mais silenciosas que uma noite no deserto, carros e companhia, fazem as estradas portuguesas "cheirar a leitinho".



(Violencia gravada na minha perna)


No sabado fui com a Barbara passear pelo Bund, zona junto ao Huangpu River. O Bund foi ocupado pelos Ingleses apos a Guerra do Opio de 1842, tornando-se mais tarde no porto mais importante para a troca de Cha e Opio. Diversos edificios fazem nos viajar ate Londres, dada a semelhanca arquitectonica. ("The name Bund comes from an Anglo-Indian word meaning an embakment on a muddy shore")


(London or Shanghai? Encontrem as diferencas)


(Se vissem o tamanho do cabelo e dos furos nas orelhas ate se assustavam)


(Huangpu River e do outro lado Pudong, com a famosa TV Tower)

Por volta das 19h o frio apertou e regressamos a casa.

No dia seguinte, Rui Rapazote queria tambem juntar-se ao clube ciclista de Shanghai. Peguei na minha bicicleta e, tal e qual os chineses, RR sentou-se no banco de tras, de modo a chegarmos mais rapidamente ao local de compra. Antes paramos para almocar num restaurante Mexicano. Ver um Chines de Sombrero a dizer "Hola", "Adios" ou "Hasta Luego" e* simplesmente Priceless.


(Demorou 2h47 min para por esta senhora a dizer "Me Llamo Lili")


Barriga cheia fizemo-nos a estrada. Bicicleta abanava um pouco mas la ia comendo o alcatrao que encontrava pela frente. Acabei por descobrir, uns minutos mais tarde, que a maquina tem um defeito de fabrico: nao aguenta subir uma pequena rampa com 150kg em cima. Resultado: roda feita num 8, literalmente. Depois de uns retoques, la seguimos os 2, desta vez a pe, ate a loja.



(A prova do acidente. Nao da pra ver bem mas a roda ficou aos "Esses")


Aqui entra a terceira roda. Pedi para me substituirem e aproveitei para reforcar a seguranca. Comprei um capacete e um "ring ring". RR comprou a sua bicicleta e nao descorou a seguranca. O visual que apresentava fez nos reviver um pouco os Village People. Eu, RR e o German/Chinese a cantar YMCA foi digno de se ver.


(YMCA, todos juntos agora, maos no ar, tira o pe do chao, nao tira os 2 se nao cai. Piada Barraditas)


Depois do concerto la fomos dar o nosso passeio de Domingo pelas movimentadas ruas de Shanghai. Mais tarde a Barbara juntou-se ao duo e aproveitamos para dar mais umas voltas.

Um fds agitado como este so podia terminar duma maneira: no DragonFly. Shiatzuzinho para relaxar e preparar me para a semana de trabalho que ai vinha. O jantar ficou por minha conta. Arroz "tchau tchau" a La Chef Silva e bifes com cogumelos, cobertos com um fantastico molho de Ketchup ( 3 estrelas no Guia Michelin). De referir que o Chelsea estava a dar na TV e que so vi direito os ultimos 20 min. Se isto nao e* estar mais responsavel e maduro...entao desisto.


(Prova de que o DragonFly e* uma casa de massagens decente. Este anuncio foi retirado duma revista que encontrei num cafe. Mais uma vez Priceless)


(A menina das massagens com o meu capacete. Sao estes momentos que fazem da China um sitio unico. A pureza/ingenuidade/infantilidade destas pessoas mostra-nos um outro lado da natureza humano que nao estamos habituados a ver)


Assim se passou um fds divertido e cheio de aventuras em Shanghai. O tempo passa a voar e por vezes sentimos que nos falta tempo para aproveitar a cidade. Quando passamos por uma loja e queremos comprar algo, ou o fazemos na hora ou o mais provavel e* so voltarmos na semana seguinte. Estou na China desde 28 de Janeiro e ainda so fui duas vezes ao Fake Market, tal e* o ritmo a que vivemos. Em Lisboa tinha tempo a mais, aqui tenho a menos.

Abcs e bjs a todos, fazem ca falta

6 comments:

João Ramalheira (소아오 하말례이라) said...

a dar o chelsea na tv e tu a cozinhar...? tss tsss...que imaturidade! :D

Anonymous said...

Ni hao, zao shang hao Silva!
Ganda bina! É só pra dizer que acabou agora o jogo do Benfica (VIVA O SPORTING mas neste caso somos todos Tugas) e bateu o PSG por 3-1.
Zai Jian

Anonymous said...

Gostei do pormenos de uma das fotos... das meias por cima dos jeans. Parece tar friozinho, hein? ;P

LCF said...

"A pureza/ingenuidade/infantilidade destas pessoas mostra-nos um outro lado da natureza humano que nao estamos habituados a ver"

riscar o que não interessa?

LCF said...

"motas electricas mais silenciosas que uma noite no deserto".

como monhé sinto-me ofendido. Sem ofensa para os monhés, que por sinal nem vêm do deserto. Bem, vou pôr o meu turbante na máquina.

Tomás said...

cozinhas em vez de veres o chelsea...tiveste um acidente nos primeiros metros que andas de bicicleta...dizes que a roda estava aos "esses"... MÃE????
lolol
Estás em grande!
Abração!