Saturday, March 03, 2007

Primeira internacionalização...por 2 paises

Pois é minha gente (reparem que já tenho acentos), esta semana foi rica em emoções desportivas.

Todas as semanas os Tugas juntam-se para uma partida de futebol. Uns chineses ou espanhóis à mistura and voila, temos jogo. Para já é o único desporto que vou fazendo uma vez que ainda não comprei nem ténis para correr nem "bicla" para pedalar pela cidade.

Esta 5f foi especial por uma razão: a minha 1ª internacionalização pela China. Foi mais fácil do que podem pensar. O Mister Xun Min Lie disse me que bastava comprar o equipamento da selecção para poder jogar. Foi o que fiz em Hong Kong. Calção e camisola no corpo e lá fui eu. Ganhamos a uma equipa de espanhóis com 2 portugueses à mistura. Foi uma boa estreia.

Melhor ainda foi a minha 1ª internacionalização pela Squadra Azurri. 3f fui com o Tiago (tuga nao Icepiano) ao treino da equipa onde ele costuma jogar. Italianos, franceses, um brasuca, um israelita, etc, formam esta equipa que treina às terças e joga aos sábados num torneio de futebol de 11. Após o treino o líder da equipa perguntou se eu queria jogar no sábado. Naturalmente disse que sim. O torneio tem duas ligas e é constituído por várias equipas de expatriados.

Depois de uma noite de copos, levantei me as 10h e fui ter com o Alecsandro, italiano que vive em Shanghai à 2 anos. Depois de nos reunirmos todos num café, partimos para o jogo. Carrinha com cerca de 20 lugares levou nos ao campo, que, apesar de ser em Shanghai, fica a quase 1h de caminho. Mp3 nos ouvidos e lá fomos nós, qual equipa de futebol profissional.

Hoje tínhamos jogo contra uns alemães de seu nome Shanghai Krauts. Equipamento da selecção Italiana, número 23 nas costas e lá fui para para a ala esquerda. Começamos o jogo contra o vento e fomos um pouco empurrados para a nossa zona defensiva. No entanto, num momento mágico de pura inspiração, Francisco Silva, após receber um passe do lado esquerdo, tira 2 adversários da frente e remata com a canhota. Remate cruzado e bola no fundo da baliza. Estava aberto o marcador. Melhor estreia era impossível. O jogo acabou 3-1 e mantivemos o 3º lugar na Liga.

De referir que o nosso Redes jogou na 1ª divisão finlandesa e chegou a prestar provas no Bayern de Munique, mas uma lesão acabou com a sua promissora carreira.

Antes de partir para a China estava com algum receio de vir a jogar pouco futebol. Felizmente isso não tem acontecido e agora vou passar a jogar no mínimo duas vezes por semana.

Para terminar um episódio engraçado: após uma disputa de bola fui brutalmente atingido por um adversário. Em forma de desabafo futebolístico disse alto e bom som "Filho da P...ta". Como referi era uma equipa de Alemães...e 1 Francês. Logo por azar fui acertar no Franciu. Ele percebeu o que eu tinha dito e como devem calcular não gostou muito que eu andasse a falar da profissão da sua mãe.

Forza Azurri




(Xin Yan Silva na sua 1ª internacionalização)

(Ema à esquerda, o líder da equipa, e à direita o grande Sami, guardião Finlandês)

(Os Krauts numa investida para o ataque)

(Um pequeno Sururu prontamente resolvido pelo árbitro Paulo Ming Paraty)

(Angelo, o brasuco. Mais 3 pontos para os Azurri)

(No caminho de volta enchemos a carrinha com cervejas, chocolates, batatas e companhia)



2 comments:

Anonymous said...

Não jogas contra chinos mesmo? devem ser ultra rapidos os gajos, não?
menezes

silvinha said...

Chinos mesmo ja joguei contra alguns. Um ou outro mais ou menos o resto fraco.
Quando encontrar a carraça chinesa digo te.