Monday, March 12, 2007

Aulas de Chines

Finalmente começámos com as aulas de chinês. Andámos um pouco a adiar, a decidir qual seria amelhor professora mas não podiamos perder mais tempo. Peguei no telefone e liguei à Rachel que de pronto aceitou e se mostrou muito entusiasmada com a ideia.

Para quem não conhece, a Rachel é uma chinesa que conhecemos por acaso na Polícia quando nos fomos registar. Na altura perguntei-lhe se ela conhecia alguém que nos pudesse ensinar chinês, ao que ela de pronto respondeu: "I can teach you". Na altura não assinámos contrato devido à sua inexperiência, mas dada a "urgência" em inicarmos as aulas acabamos por contratá-la.

Até agora tem corrido tudo bem apesar da dificuldade que é aprender chinês. Para quem não sabe, a língua chinesa é composta por 5 tons , sendo que, dizer uma palavra no tom errado pode não significar que estamos a falar mal, mas sim que estamos a dizer outra palavra. Por exemplo "ma" tem 5 significados diferentes, conforme o tom em que é dita. Fácil não é? Parecemos "putos" de 6 anos numa aula de música. Para ajudar ao ridículo, ainda movemos a cabeça para cima e para baixo para ser mais fácil acertar nos tons.

A Stôra tem-se mostrado muito empenhada tanto nas aulas como fora delas. Sempre que quero saber como se diz alguma coisa envio um sms e...uns minutos depois tenho a palavra em chinês com o respectivo tom. Verdadeiro dicionário interactivo. Tem-nos também ajudado com os problemas da casa, nomeadamente a tratar de assuntos com o Aye (empregado). Posso concluir que tivemos muita sorte com a nossa Professora.

Apesar de não achar que vai ser a língua do futuro como muitos gostam de dizer, sentia-me um pouco frustrado por não conseguir comunicar, nem que fossem os mínimos olímpicos. Apesar de não saber dizer muitas coisas, consigo pelo menos ter noção de como se pronunciam as palavras e acertar nos tons. Consigo tambem dizer os numeros o que ajuda nas negociacoes.

Apesar de sentir que a evolucao sera lenta, estou entusiasmado e contente por ja conseguir comunicar. Sobrevive-se sem falar uma palavra de chines? Sem duvida. Mas e* gratificante poder trocar 2 ou 3 palavras. Noto que os Chineses acham graca e se abrem um pouco mais. Colocam de lado o seu ar fechado e carrancudo e largam um sorriso cada vez que dizemos um simples "Ola" ou "Adeus".




(Regresso a escola)

(Rui a dar graxa a Stora)

4 comments:

botinhas said...

Parecemos "putos" de 6 anos numa aula de música
Irmã Maria Emília, volta, estás perdoada! :p

A propósito dos tons, uma amiga minha estava no Vietname a viver, e qnd se veio embora disse à emprega que "vou-me amanhã embora com o fulano tal", mas enganou-se no tom e a empregada percebeu "vou-me casar amanhã com o fulano tal"! Por isso vê lá o que andas para aí a dizer... LOL

AH! E não te esqueças que não te podes vir embora sem por 15 chineses a dizer BACALHAU como deve ser! ;)

Anonymous said...

é facil...ré bemol para as mais agudas e fá sustenido para os graves! vÊem? facilimo!

Anonymous said...

Xia wu hao!Ni hao peng you?Tens jogado zu quiu? O Sporting é bang!
Zai Jian

R. said...

O Rui so te esta a dar uma abada fenomenal no chines... E nao precisa de dar graxa a Prof! Tens de dizer ao pessoal que sabes que ha 5 tons mas que ainda so sabes dizer 2!!! :)