Friday, August 10, 2007

Shanghai 6 meses depois

Passados 6 meses e* tempo de fazer um balanco dos Like, Deslike e afins desta minha experiencia na China.

Like:

  • Noite de Shanghai, simplesmente fabulosa e com actividade 7 dias por semana.
  • Liberdade que disponho. Priceless poder organizar a minha vida como e quando quero sem ter de dar explicacoes a ninguem.
  • Saude financeira permite me fazer um estilo de vida unico e sem necessidade de apertar o cinto (so mesmo se as calcas estiverem a cair).
  • Pessoas que conheci ao longo dos 6 meses. Nao posso dizer que sao os meus melhores amigos mas ficarao certamente para a vida.
  • Massagens chinesas.
  • Precos da maior parte das coisas, principalmente os fakes.
  • Ter um quarto so para mim.
  • A minha equipa de futebol, os grande Azzurri e todos os que la jogam e que fui conhecendo.
  • etc

Deslike:

  • O tempo. Ora faz frio ora faz um calor e uma humidade insuportaveis. 5 min na rua e* suficiente para se chegar a casa ensopado em suor. Pior que isso e* que praia...so a 2h de aviao.
  • Os Chineses. Nao querendo generalizar, sao uns selvagens sem o minimo de respeito pelo proximo. Nao estamos habituados a este tipo de atitudes e aos poucos vai nos moendo a paciencia.
  • Transito e confusao diaria onde quer que seja. Nao existem momentos de calma nesta cidade. Todas as horas sao de ponta.
  • Comida. Restaurantes e* giro mas cansa e cozinhar requer tempo (que nao tenho) e skills (ainda menos). Mamae onde esta voce?
  • Mei you praia, como quem diz, nao ha praia. Unica coisa com agua e* um rio, talvez o mais poluido do mundo.
  • Nao poder beber agua da torneira.
  • Lingua chinesa. Mesmo dando uns toques nunca e* suficiente e estamos sempre dependentes de outrem para resolver os nossos problemas. Waste of time and money.
  • Nao ter carro para guiar. Que saudades do meu Saxo...
  • etc

Assim por alto esta feito o balanco do que gosto e nao gosto na cidade. Muito mais ficou por dizer, mas nao quero massar os meus caros e esforcados leitores.

Adios

No comments: