Thursday, June 28, 2007

FAKE MARKET(ing)

Estas fotografias foram tiradas em Hangzhou, mas exemplificam o que se passa por toda a China. Para se chegar a estas lojas escondidas nos becos chineses, basta circular pelas ruas mais turisticas e colocar uma expressao de quem tem vontade de gastar dinheiro.

Em Shanghai aconselho a zona pedonal da Nanjing Lu. Em Hangzhou, nao sei o nome da rua mas tem um MacDonalds perto, nao tem que enganar.

Rapidamente somos rodeados de Chineses com catalogos na mao a tentar vender relogios, sapatos, mochilas, carteiras, etc. Depois e* segui-los e esperar que nao nos levem os rins. Somos levados para becos nojentos e a cheirar mal, com chineses a tomar banho na rua ou a comer algo no minimo duvidoso. Escada aqui, porta ali, alcapao secreto acola e chegamos *as pequenas lojas com os artigos falsos expostos pelas paredes.








Nao me lembro o que dizia o Rui mas de certeza que era: eu pedi 42 amarelo e tu trazes me 43 verde? Eu que tenho uma pata algo grande, nao consigo comprar sapatos nos fakes, salvo raras excepcoes. Nunca tem o 45. Mesmo assim tento sempre a minha sorte e a resposta e* invariavelmente "sim, tenho o 45". Ja nao acredito em milagres mas de qualquer maneira prefiro comprovar. Nao so nao tem o 45, como me trazem sempre um modelo diferente. Como diria o Mourinho, "alguem vai ter de pagar a factura". Esse alguem tem calhado ser frances...

Versao povo: Chama o Antonio / Chama pionship
Versao tia: Chame o Antonio / Chame pionship

Isto e* um anuncio que estava exposto na parede da loja. Nao sei se e* o homem que e* anao, se e* o sapato que e* gigante. Mas independentemente disso, alguem me consegue explicar o porque da associacao entre o militar e o teni? (nunca pensei usar a palavra Teni no blog). Serao os Bunkers do futuro? Sera uma mensagem codificada? Estara o soldado a tentar dizer "nao se preocupem, a guerra esta a CORRER bem?

A nossa querida bandeira...ao contrario. Numa 6f obrigamos um dos empregados a mudar e ele disse que o faria no dia seguinte. Sabado fomos ao mesmo bar e...a bandeira continuava igual. Pelos menos as quinas estavam presentes.

No comments: