Monday, June 18, 2007

Os 5 Ws

Esta e* a segunda vez que estou a viver fora de Portugal. Depois de uma breve passagem pela Rep. Chega, segue-se esta aventura por terras de olhos em bico.

Uma das grandes diferencas entre viver em Portugal ou noutro pais (alem das outras 300 mil), e* a facilidade com que conhecemos novas pessoas e o *a vontade com que metemos conversa com qualquer ser vivo que se cruze no nosso caminho. Visto bem, diz se muita merda quando se esta na presenca dum estrangeiro que nao conhecemos e cuja opiniao nos diz tanto como os filmes mudos do Charlot...)

O inicio da conversa e* sempre o mesmo e faz-me lembrar as ferias no Algarve. Mal avistavamos um amigo disparavamos as tipicas perguntas:

  • Entao pa, ta tudo? (esta faziamos mas nao conta)
  • Quando chegaste?
  • Onde estas a dormir?
  • Para que praia vais?
  • Ficas ate quando?
  • Que fazes hoje a noite?

Aqui e* mais ou menos o mesmo mas numa lingua diferente. Eu gosto de lhes chamar as "Typical questions" ou os "5 Ws":

  • What's your name?
  • Where are you from?
  • What are you doing here?
  • When did you arrive?
  • When are you leaving?

Apos esta 5 pergunta e respectiva resposta apercebemo nos se esta relacao tem pernas para andar ou nao. Sao 5 perguntas padrao, qual entrevista de trabalho, que decidem o futuro de 2 pessoas perdidas em Shanghai. Na maioria das vezes (principalmente nos Eventos de Networking), a coisa fica-se pela 5 pergunta (se o ser vivo for chines retiramos as perguntas 4 e 5) uma vez que o objectivo e* simplesmente distribuir cartoes de visita *a parva e esperar que algum peixe morda. Chega a parecer o jogo do peixinho, tal e* a rapidez com que se trocam cartoes e se vai a pesca a procura de outros. Passado uns dias recebo mails de advogados e padeiros, que nao faco a minima ideia quem sejam, a oferecer os seus servicos.

Voltando ao tema inicial, torna-se de facto mais facil iniciar conversacoes, uma vez que temos um quebra gelo inicial, coisa que em Portugal nem sempre acontece. Por vezes penso em perguntar a uma loiraca encostada ao bar "entao, es do Olival ou de Moscavide?", mas depois penso duas vezes e continuo a falar com o colega do lado. A predesposicao para o risco nao e* a mesma e a receptividade tambem e* menor.

Por vezes dou por mim no metro, com 2 milhoes de chineses por m2, a acenar com a cabeca a um estrangeiro que avisto no meio da multidao. Aqui temos duas nacionalidades: chinesa e a estrangeira. Este aceno diz muita coisa. E* um aceno de compreensao, de solidariedade para com o meu compatriota na luta contra o povo chines. We are in this together, we have to stick together till the end.

Dou por mim a cumprimentar um Filipino que trabalha no Wagas, so porque fala Ingles...e um pouco de Espanhol. A despedir me do Manager tmb de bacalhau. A entrar no Latina (restaurante brasileiro mais conhecido de Shanghai) e a apertar a mao a um dos Bosses. Em Shanghai, exemplos como estes sao aos pontapes.

A comunidade estrangeira e* grande, mas passado uns meses ja se veem caras conhecidas por todo o lado. Tirando uma pequena parte que esta apenas a aprender chines, todos os outros trabalham em grandes empresas, em grandes cargos e com grandes salarios. O estagiario a ganhar 100 contos por mes practicamente nao existe. Isto faz com que, com mta tranquilidade, se conhecam Top Managers de grandes empresas em qualquer lado e se consiga ter uma conversa normal e ate mesmo criar uma certa empatia. Coisa que em Portugal se torna bastante dificil, uma vez que a maioria dos Top Managers tem a mania que e* rei e senhor e nao se mistura com o assalariado jovem em inicio de carreira.

Para terminar, gostaria de vos dizer que estou a ressacar por nao ver futebol na Tv (a horas normais) e por nao poder passar horas na cama a fazer Zapping. Unica coisa que vejo sao series e um filme aqui e ali. Ritmo de vida nao me permite ficar demasiado tempo parado a ver Tv e...eu agradeco. Nao que a vontade e o prazer tenham diminuido, mas sinto que devo aproveitar o tempo livre doutra maneira. Comeco a dar menos importancia ao facto de perder jogos na Tv, coisa que antes me punha um tudo nada doente. Agora se conseguir ver os resumos ja nao e* nada mau.

Muitos parabens a minha querida Mae, que fez anos dia 17, e ao Nelito que completou 26, apesar do seu cabelo, ou falta dele, indicarem 45.

Bjs e abcs





5 comments:

LCF said...

Nova perola:

"When are you living?" cuja traducao eh um "Quando estas vivendo?"

Querias um "when are you leaving?" ou um "where are you living?" focus, matosilva, focus!


Para quando o livro de Francisco Matos e Silva "Secrets to a magic and fulfilling life", que tem como dica numero 1 "passar horas na cama a fazer Zapping"?
A ressaca custa mas depois da mesma ficaras melhor, cara de vocalista dos Incubus!

Parabens tia Assuncao, os meus comentarios sao so criticas mas sao construtivas, gosto mto do seu rebento do meio!

Anonymous said...

Olá Chico,

Não falo contigo há meses mas descobri o teu blog há uns tempos no meio de outros Contactos. Nunca comentei mas hoje gostei imenso do que escreveste e apeteceu-me.
Eu só vivi fora de Portugal quando fiz erasmus e, se me perguntam o que é que ficou desses grandes tempos digo, logo à cabeça das longas horas de conversa que o ingénuo que se saiu com essa vai ter de gramar, o mesmo do que falas: a cumplicidade que existe entre os outsiders e a facilidade com que abordávamos pessoas que nunca vimos na vida, quanto mais diferentes de nós fossem, melhor. Que falta de graça quando calhava um português ou um espanhol, que eram poucos..
Que bom que era trocar o número de telefone (que demorámos 1 mês a decorar) passados 5 minutos de conversa (??) e receber mensagens de nomes a que não associávamos nenhuma cara a convidar para festas lá em casa.. onde tudo se repetia, tipo ciclo.

Obrigada pelos 5 min de viagem ao passado que me deste!

Espero que continue tudo a correr tão bem como até agora.
Aproveita os meses que te restam, atravessa esse país que é quase um continente e troca muitos cartões, conversa não te falta. Imagino a quantidade de nacionalidades que se devem cruzar por ai..

No tempos livres, se não fores viajar, em vez de televisão aproveita para afinar o chinês porque tá visto que o inglês já teve dias melhores.. um bocado de sol também não era má ideia.

Tás em grande Chico.

bjs
sofia alen

silvinha said...

Mais uma vez o teu olho lupa nao deixou escapar este erro (grave por sinal). Vemo nos em Shanghai.

Obg e welcome (acertei?) ao meu blog Sofia. Long time no see e* verdade. 80% das vezes que escrevo estou tao cansado que os textos ja nao saiem grande coisa, mas tu completaste o mto bem. Bjs

Mafalda Ricca said...

Lindo Francisquini!
Exactamente o que todos sentimos e fazemos quando estamos aí em algum canto do mundo.
Ps: e fizeste-me rir com o Algarve e Moscavide!

Anonymous said...

Tchi-ki-to! É o teu nome japones... Já não vinha aqui há séculos. Mas tenho trabalhado quem nem um chinês numa Deli aberta 24 horas por dia. No outro dia foi o meu máximo de sempre. Saí do escritório às 3 e meia da manhã! Yuhu! Mas vale a pena, adoro o meu trabalho e quem corre por gosto... Muito bom estar fora, não é? Abraço