Sunday, February 04, 2007

Papel. Qual papel? O papel

Ni Hao

Por ainda nao ter net em casa nao me tem sido facil actualizar o blog nem por fotos, mas espero ter esse problema resolvido esta semana, mal a nossa Agent recupere da sua suposta depressao.

Desde 5f ate hoje nao tenho parado 1 min. Entre jantares, noite, IKEA, Banco e registar na Policia nao tenho tido tempo para nada.

Perguntam voces: Banco? Isso demora 2 min numa maquina ou em qualquer sucursal da sua entidade bancaria.
Mas aqui na China as coisas sao ligeiramente diferentes. Expressoes como "original, duplicado e triplicado" ou "tirar a manha para ir ao banco" voltaram a entrar no meu vocabulario.

E impressionante a burocracia neste pais, quer seja no Banco, na China Mobile ou noutro sitio qualquer (ainda bem que nao tenho de ir as Financas). A qualquer hora do dia corre se o risco de ter entre 50 a 100 numeros a frente do nosso. Mais impressionante e a paciencia desta gente. Enquanto nos temos 5 pessoas a frente e ja estamos constantemente a olhar para o relogio, eles sentam se pacientemente a espera com uma calma que faz lembrar Michael Thomas no meio campo do SLB.

Mas a espera nem e o pior. Para uma simples troca de dinheiro, e preciso assinar 6 ou 7 vezes o nome, vem se para casa com 5 duplicados e marca se o codigo 2 a 3 vezes. O meu passaporte parece uma bola de ping pong, tal e a rapidez com que passa da minha mao para a do Sr Bancario.

Mais fantastico ainda e que eles juntam alhos com bugalhos, ou seja Euros com RMB (moeda chinesa). Quando abri conta entreguei RMB e alguns Euros e pedi para que fizessem o cambio. Mas isso nao aconteceu e quando dei por mim tinha 2 moedas na conta. Conclusao: mais 1h no banco e 2kg em duplicados.

So para agradecer ao Nelito, ao Mike e ao apendice as mensagens recebidas sobre o SCP. Tinha acabado de chegar a casa da Night quando vi no tlm a bela noticia da derrota do Porto. Depois acordei com os sms do golo do Nacional e ja nao descansei mais como devem calcular. Perdi um momento historico ja percebi. Em contrapartida vou ver os jogos do Ronny aqui em Shanghai.

Sempre que houver jogos mandem me sms sff para ir acompanhando, facam tipo Bola on line min a min.

Zai Jian

No comments: