Thursday, February 01, 2007

Jantar com o Ze

Esta historia ...fica para a historia.

Como sabem, o Primeiro Ministro encontra se em visita oficial pela China. Como tal, todos os Contactos foram convidados para um jantar num fast food de seu nome Royal Meridien com a comitiva Portuguesa.

Dela faziam parte o Sr Primeiro Ministro, o Ministro das Financas, o Min. da Economia, o Min. das Obras Publicas, entre outras figuras da nossa politica. No total eramos cerca de 40.

Eu fiquei rodeado pelo Ministro das Obras Publicas, Transportes e Comunicacoes, Mario Lino; pelo Sec. Estado adjunto do PM, Filipe Baptista; pelo Consul Portugues em Shangahai, Joao Maria Cabral; e pelo Presidente da API, Basilio Horta.

Apesar dos nomes presentes, acho que todos os contactos estavam bastante a vontade e que deu para conversar sem grandes problemas nem formalidades. Pelo menos no meu caso.

Posto isto vou contar a melhor parte. Sim, ha melhor que isto.

O Eng. Manuel Couto Miranda, delegado do Icep em Shanghai, resolveu atirar me as feras e disse para eu ir dar uma entrevista a uns jornalistas que por la andavam. O Luis Estarreja (vulgo kelly) ja estava a falar para 4 ou 5 jornalistas e eu fiquei um pouco a espera. O Luis gostou da fama e ficou na conversa e portanto eu nao tive a mesma atencao mediatica. Apenas 2 jornalistas falaram comigo, mas ainda fui a tempo de tirar duas chapas. Nao sei e onde vai aparecer, grande falha.

Melhor ainda, sim este post nao para de surpreender.

Depois de duas intervencoes, uma do Min. da Economia e outra do Sr. Primeiro Ministro (esta demasiado politica para a ocasiao, parecia que estavamos num comicio do PS), eis que o meu novo amigo Mario Lino "puxa" por mim e diz para eu discursar. Efectua o famoso gesto de bater com a faca no copo e anuncia que vou falar. Aiks (som efectuado quando algo de arrepiante acontece).

La me levantei e comecei a falar perante tao distinta plateia. Sem me engasgar consegui agradecer a oportunidade que nos foi dada pelo Icep e agradecer tambem a ajuda de algumas pessoas como o Delegado do Icep e o Consul de Shanghai. Unico senao foi que mudei a posicao dos bracos e maos ai umas 3 ou 4 vezes. Talvez o Sr. que "marioneta" o nosso Primeiro Ministro me possa ensinar uns truques.

Concluindo pode se dizer que foi uma oportunidade unica mas que se calhar nao teve um impacto tao grande como seria de esperar, uma vez que, como se sabe, os politicos em Portugal sao uma especie "non grata" na maioria dos casos.

Enquanto escrevia isto, uma querida colega ofereceu me algo para comer. Educadamente aceitei mas continuo sem saber o que acabei de ingerir. Parecia pastilha mas com sabor a peixe. Whatever.

Zai jian

1 comment:

Anonymous said...

MUITO MUITO BOM!! ;)