Thursday, April 12, 2007

Hainao que nao foi bom

Brutal. Que grande viagem. Se tirássemos metade dos chineses da ilha entao não haveria palavras.

Descanso e mais descanso, praia, piscina, fiasco de mergulho e muitos Ovchinikovs preencheram esta viagem que nos fez recuperar as forcas para o que falta de Shanghai.

Comecemos pela viagem ate Hainan. A meu lado fica um simpático jovem chinês que por coincidência até trabalhava na própria da companhia aerea. Apesar do seu inglês macarronico lá nos entendemos e troámos umas palavras durante a viagem. Fã do Man United e tendo como herói o Cristiano Ronaldo, o jovem tambem conhecia o SCP e...Nani. Porquê? Porque se falou que o jogador poderia ir para o MU. Se fosse o Vitor Viera teria a mesma sorte. Se a notoriedade do MU era sabida por estas bandas, o que dizer de Cristiano Ronaldo? À uns anos atrás diziamos Portugal e levávamos com Figo. Agora é invariávelmente com CR.

De referir que o jovem chinês é tmb fã dos Linkin park... dos Blue e Westlife. Rapaz coerente.

Chegados ao destino tinhamos outro jovem chinês à nossa espera, de folha na mão com a inscrição RUI RAPAZOTE. A malta não faz a coisa por menos. Unhas bem grandes como manda a regra e cigarro na ponta da boca, levou nos até ao hotel no seu bólide, sempre acompanhados por umas belas batidas nocturnas provenientes do seu rádio. O jovem fez questão de exibir alguns dos seus dotes dançarinos em pleno taxi...o fds prometia.

Chegados ao hotel fizemos o check in (parece fácil mas na China estas coisas demoram sempre mais que o normal), trocámos de roupa e seguimos para a noite. Muitas tentativas e bares depois confirmámos o que temíamos. Noite de Sanya não tem grande potêncial. Deu no entanto para perceber o peso que a prostituição tem nesta zona. Sabia desse fenómeno em países como Tailândia e Filipinas, mas não sabia que em Sanya era igual. Apesar de nunca sabermos a idade ao certo, muitas delas não aparentam ter sequer 20 anos. O que impressiona é o à vontade com que tudo é feito.

Prostituição à parte, passemos a outro assunto. Hotel com uma situação espectacular em cima da praia e rodeado de palmeiras. Talvez não tivesse alguns pormenores de 5 estrelas, mas não nos podemos esquecer que estamos na China e que há certas coisas que simplesmente são diferentes. Mas no compêto geral o Intime leva nota 18.

Praia muito boa, onde passámos a maior parte do tempo deitados nas cadeiras a descansar, debaixo dum "cogumelo de palha". Foi dormir e ler até não poder mais.

Claro que a presenca dos Chineses consegue transformar uma praia paradisíaca num circo, mas neste caso a calma até era reinante. O mesmo não se pode dizer da ilha que visitámos no segundo dia.

Táxi até ao local de embarque, seguido de uma curta viagem de barco a motor e voilá...estamos na ilha. De referir que o taxista seguiu viagem e nos acompanhou o dia todo. Dia santo para o senhor, passado na praia e a receber 15e pela corrida de taxi e pelo servico de acompanhante.

Aqui sofrémos um assalto à botija armada. Resolvemos fazer mergulho com botija na China. Puro erro. Fatos que nao deviam ser lavados à séculos, ainda tivemos de comprar uma borracha nova para a boca. Ou entamos íamos para o fundo do mar a dar bjs em 2 milhoes de chineses. Instrutores quase sem dentes, mãos nojentas e unhas desfalcadas, não compõem propriamente o cenário de sonho que todos esperávamos. Para não falar que antes de entrar no mar, tínhamos chineses a comer e a cuspir ossinhos para o mar. Resumindo o mergulho foi um grande fiasco. Água algo suja e pouco ou nada para ver.

Para recuperar fomos para a praia para umas belas cadeiras. 3euros depois tinhámos 1 chinês a a fazer uma massagem aos pés. Contacto sofre. Descansar é que não foi mto fácil dada a invasão de chineses no local. Passar um dia com chineses na praia é uma experiência única. Biquinis que mais parecem fatos de macaco, protecções faciais iguais às que os homens usam para soldar peçaas e, bóias...mtas bóias. Olhávamos para o mar e parecia que estávamos a ser invadidos por bóias assassinas cor de rosa. Estavam a dar à costa para pôr os ovos ou em migracao, não sei precisar. Não havia alma chinesa que não tivesse um donut rosa à volta da cintura. Pareciam crianças dentro de água, tal era o excitamento com que brincavam com a areia e a água. Vamos lhe chamar diferenças culturais.

Nessa noite fomos a um bar dar em pezinho de danca e demos por nos rodeados de russos. Existe uma grande comunidade a viver na cidade e uma ainda maior que viaja para uns dias de praia. De todos os estrangeiros que vimos, 90% vinham da terra do Vodka.

Último dia foi passado no hotel entre praia e piscina a descansar e por volta das 21h partimos em direcção ao aeroporto.

Para terminar mais um episodio de registo. Conhecemos uma alemã no avião a caminho de Shanghai, Encontrava se a viajar à 6 semanas pela China e estava na sua última viagem antes de regressar a Colónia. Como te chamas, donde és, que fazes, etc, e la fizémos uma amiga. De referir que a hospitalidade portuguesa não tem limites e que ela acabou a dormir a noite no nosso sofa. Calma amigos, passo a explicar. Chegámos por volta das 2h e a Miriam só tinha voo às 12h. Entao achamos simpático oferecer dormida. Habituada a viajar sozinha achou que eramos de confiança e seguiu viagem. Ficou encantada com a nossa simpatia e só dizia que a viagem não podia ter acabado de melhor maneira. Mto simpática fazia lembrar as manas Stott. Roubou um pouco das duas, juntou sotaque alemão e saiu a Miram de Koln.

Assim acabou o melhor fds na China ate agora. Back to work...

5 comments:

João Ramalheira (소아오 하말례이라) said...

"back to work" era a piada deste post nao era? :D

Vee said...

realmente contacto sofre. adorei a comparaçao as manas stott.

Anonymous said...

manas stott em grande!

Peter!!! said...

Aposto que também tens um cogumelo cor-de-rosa!!! Se quiseres mando-te aí o Glenn para brincarem!!!